Na hora de contratar um seguro de carro você já teve dúvidas sobre os tipos de franquias que as seguradoras oferecem? Ou qual tipo seria a melhor opção para o seu perfil?
Saiba que existem 4 tipos de franquias de um seguro de carro, e cada uma conta com suas especificidades e detalhes que podem ser fundamentais na hora de pagar o conserto do seu automóvel.
Continue a leitura e veja: o que são franquias, como os 4 modelos funcionam e qual pode ser a melhor escolha para o seu carro.
Como funcionam as franquias?
A franquia de seguro de carro é a participação obrigatória do beneficiário nos prejuízos resultantes de sinistros e que constam na apólice.
Na constatação do sinistro, a seguradora verifica o valor da franquia e indeniza o condutor, caso tenha ultrapassado o valor da franquia.
Segue um exemplo de como funciona:
Se você contratar uma franquia de mil reais e o custo de reparo for de 800 reais, o beneficiário terá que arcar com todo o valor. Agora, caso o reparo seja de 2 mil reais, o segurado paga os mil e a seguradora os outros mil.
Por isso, muitas pessoas preferem deixar os valores altos da franquia, a fim de baratear os custos do seguro, porém, essa decisão deve estar de acordo com o seu planejamento financeiro.
E em caso de perda total, o que acontece?
Quando a apólice prevê indenização integral e o custo do conserto supera os 75% do valor do carro segurado (de acordo com a tabela FIPE), a seguradora não cobra a franquia.
A franquia só é cobrada quando o carro sofre perda parcial, normalmente quando se sofre um acidente ou há um defeito, e com valor de conserto abaixo dos 75% citado acima.
Em caso de seguro para terceiros, que cobre danos materiais a outros veículos ou corporais a outras pessoas, a franquia também não é acionada quando descrita na apólice.
A franquia ainda não é cobrada quando o beneficiário utiliza serviços de guincho ou carro reserva, mas também deve ser incluído no contrato.
Tipos de franquias e como escolher
A seguir, vamos mostrar como funcionam os 4 tipos de franquias e indicar as melhores opções de utilização e recomendações, tanto para a sua segurança quanto para o seu planejamento financeiro.
1. Franquia normal ou básica
Este tipo de franquia é a mais escolhida entre as 4, já que possui um valor médio entre a majorada e a reduzida. Por ser um meio termo entre as duas franquias, possui equilíbrio entre custo e valor.
Esta é uma escolha meio termo, onde você não quer pagar muito no seguro e o valor da franquia cabe no seu bolso.
2. Franquia majorada ou facultativa
Contratando esta franquia, o segurado tem um preço menor do seguro, entretanto a sua participação no pagamento dos reparos é maior.
Para motoristas mais cuidadosos e que têm menos probabilidade de se envolverem em acidentes é a mais indicada.
Ou seja, se você é cuidadoso na direção e não tem histórico de batidas, esta pode ser uma ótima opção.
Por outro lado, em caso de sinistro, o valor do conserto pode sair alto e pesar no bolso.
3. Franquia reduzida
Ao contrário da majorada, o valor desta franquia é bem menor, evitando o pagamento de altos valores pelo beneficiário.
Neste caso, a seguradora paga a maior parte do prejuízo, mas o prêmio tende a ser bem mais alto.
Para quem não quer ter preocupações com o pagamento de consertos do carro ou gastos inesperados em caso de acidentes é a mais recomendada.
4. Franquia isenta
A franquia isenta normalmente é válida somente em alguns casos estabelecidos pela SUSEP (Superintendência de Seguros Privados), como perda total e acionamento da cobertura de seguro para terceiros.
Não é das mais conhecidas para qualquer situação, mas por isentar o beneficiário de qualquer pagamento, o valor do prêmio é muito elevado.
Vale falar que poucas seguradoras oferecem esse tipo de franquia, então, se essa for a sua escolha, procure com cuidado e verifique todas as informações passadas pela seguradora.
Se você ainda quer proteger partes específicas do seu carro, existem ainda coberturas para acessórios, equipamentos, blindagem e kit gás.
Uma dica valiosa: não acionar o seguro caso o valor que a seguradora for pagar seja baixo. Isso porque quando você não aciona o seguro, na renovação do mesmo, você recebe um desconto no prêmio.
Ou seja, só recorra à seguradora se realmente valer a pena.
Apesar de tantas opções, você deve pensar na melhor escolha para o seu perfil e para o seu bolso. Não necessariamente a mais utilizada pode ser a ideal, então, vale dar uma pesquisada nos valores e descontos dos prêmios.
Além disso, identificar o seu estilo de direção e pontos fracos pode ser o caminho para escolher o melhor modelo de franquia.
Gostou de saber como funcionam as franquias de seguro de carro?
São realmente informações úteis e que vão te ajudar a negociar o prêmio da forma mais personalizada possível.
Agora, só falta ir atrás da seguradora e fechar contrato! E caso você não saiba escolher a seguradora, indicamos a leitura do nosso artigo com dicas exclusivas de como escolher a melhor.