Na hora de viajar de carro, uma das prioridades é pensar logo no seguro viagem de carro, não importa se o destino é nacional ou internacional. Agora, seguro viagem é uma coisa, seguro para viajar de carro é outra, continue lendo para entender melhor.
O tempo de viagem, o aluguel do hotel, os ingressos dos passeios… são tantas coisas envolvidas no planejamento, e apesar disso, não devemos esquecer itens importantes, como o seguro de carro e o seguro viagem.
A seguir, você vai entender como deve ser a preparação do seu carro e os cuidados que precisa ter com o veículo antes de qualquer viagem.
Cuidados com o carro antes de viajar
Sabemos que viajar de carro traz uma sensação de liberdade, e com a pandemia tem sido a melhor forma de se deslocar entre cidades.
Porém, toda viagem requer cautela, tanto na escolha do trajeto a ser feito, por causa das condições da estrada, quanto na manutenção do carro.
Pensando nisso, trouxemos 5 dicas para te ajudar a manter os cuidados com o veículo, e, com o seu bem-estar e de seus passageiros:
- Realizar a revisão completa do carro – verificar freios, pneus, quantidade de óleo e motor.
- Estudar o trajeto da viagem – pesquisar o caminho que vai percorrer na ida e na volta.
- Não ultrapassar os limites de velocidade – respeitar sempre o limite de velocidade da via.
- Separar os valores dos pedágios, se necessário – muitas estradas são privatizadas, então, é sempre bom ter um dinheiro trocado.
- Conferir sempre as leis de trânsito locais – dependendo da cidade ou país as mudanças podem gerar dúvidas.
Seguindo essas indicações, você vai conseguir viajar tranquilamente com a segurança necessária.
Agora, sobre o seguro, é essencial verificar todas as cláusulas do contrato e ver o que realmente atende o seu interesse. Para entender como funciona esse tipo de seguro, acompanhe as dicas abaixo:
Como funciona o seguro viagem de carro
O seguro viagem é diferente do seguro de carro, porém, ambos se completam e são necessários para diversas proteções.
O primeiro concede proteção aos passageiros, perda de bagagem, envolvimento em acidentes e despesas jurídicas.
Outros benefícios obrigatórios das seguradoras incluem:
- despesas médicas e hospitalares;
- enfermidades durante a viagem;
- despesas odontológicas.
Ou seja, caso você venha a passar mal ou precise de atendimento médico no hotel ou onde estiver, basta acionar o seguro.
Ele ainda cobre casos fatais, com a garantia do pagamento da indenização por morte acidental ou invalidez.
Com o segundo, específico para o carro, transitar com o veículo é muito mais tranquilo, já que terá a certeza de que os prejuízos relacionados ao carro serão ressarcidos.
Agora, acima de tudo, na contratação do seguro de carro, você deve prestar atenção nas seguintes questões:
- verificar se a cobertura é para o território nacional (algumas podem ser limitadas ao município ou estado);
- procurar o endereço da filial da seguradora na cidade que irá visitar – os problemas podem ser resolvidos mais rápido.
Sendo assim, o seguro viagem não funciona somente para carros como vimos, mas também para viagens de barco, avião, ônibus ou qualquer tipo de transporte que os passageiros possam sofrer qualquer acidente.
Caso você não tenha um seguro de carro e queira contratar somente para a viagem, o seguro temporário é uma ótima opção.
Seguro de carro temporário e suas vantagens
Quer viajar aqui pelo Brasil e não possui seguro de carro? O seguro temporário é a solução, apesar de recomendarmos a proteção do carro em tempo integral.
Este modelo de contratação é ideal para quem não tem o seguro tradicional e quer fazer uma viagem com segurança, também podendo ser utilizado para carros alugados.
Ele funciona da mesma forma que o seguro normal, o que muda é o período de vigência da apólice.
Nessa modalidade, o segurado pode escolher entre dias, semanas ou meses de contratação, assim, você usufrui das mesmas coberturas dos clientes tradicionais e ainda pode adicionar coberturas.
Apesar das vantagens, o valor tende a ser mais alto que o normal, já que o tempo de utilização é reduzido.
América do Sul de carro
Para viajar ao Uruguai, Argentina, Paraguai e Chile, por exemplo, é obrigatório ter a cobertura Carta Verde, que funciona igual ao nosso DPVAT.
Essa cobertura assegura, basicamente, terceiros em situações em que você seja o responsável por um acidente de trânsito:
- Danos materiais causados a terceiros;
- Danos corporais como morte, invalidez e despesas médico hospitalares causados a terceiros;
- E, custos judiciais e também o pagamento de honorários ao advogado do segurado.
Porém, a Carta Verde não substitui o seguro em si, então, para conseguir a proteção de danos corporais seus e da sua família é necessário contratar o seguro viagem.
Além do mais, as indenizações têm valores preestabelecidos e a validade do documento é de acordo com o seu tempo de estadia no país, limitado a 1 ano.
Ainda assim, junto da Carta Verde, que deverá estar sempre no seu veículo, você deve carregar os seguintes documentos:
- Carteira de identidade ou passaporte;
- Carteira de motorista;
- E documentação do veículo.
Para emitir o documento da Carta Verde você pode ir nos consulados dos países, agências bancárias ou corretoras de seguros, onde a contratação é fácil, rápida e segura. Se quiser, entre em contato com um de nossos consultores para tirar suas dúvidas sobre como adquirir essa cobertura.
Como comprovar sinistro em outro país
Imagina se, sem querer, você tivesse causado um acidente em outro país? O que iria fazer?
Não se preocupe, para acionar basta entrar em contato com a seguradora no número indicado do seguro Carta Verde, assim, ela acompanha toda a ocorrência e auxilia o beneficiário na regularização da situação.
E mais, quem vai efetuar o pagamento da indenização é uma seguradora conveniada e será feito no país de ocorrência em moeda local.
Ela ainda tem duas opções de pagamento: reembolsar os prejuízos do segurado, nos limites fixados da apólice ou reembolsar diretamente o terceiro prejudicado.
Caso seja um acidente mais grave e envolva acordo judicial ou extrajudicial, informe-se na seguradora sobre a melhor forma de lidar com a situação.
Por fim, saiba que viajar de carro é uma decisão que deve ser bem planejada, ainda mais com tantas responsabilidades em jogo.
Por isso, é preciso ter cautela na escolha do melhor seguro para você e seus passageiros, além é claro, de respeitar todas as leis de trânsito na viagem.
Agora que você entendeu a importância do seguro de carro para viajar, que tal pensar no seguro como forma de segurança do seu automóvel onde você estiver?
As vantagens, coberturas e muitas outras informações sobre o seguro auto você encontra no nosso artigo e também falando com nossos consultores por WhatsApp.