Aproveitar a vida e todas as oportunidades exigem cuidados com questões financeiras, de saúde e familiares. Nesse sentido, uma forma de ter menos preocupações é com o seguro de vida para homens.
O amparo em momentos difíceis traz mais tranquilidade, ainda mais quando falamos sobre câncer de próstata, uma doença agressiva que atinge homens de qualquer idade.
A alta incidência de várias doenças entre os homens traz receio com o bem-estar próprio e da família. Pensando nisso, você já avaliou contratar um seguro de vida específico para homem?
Pois bem, sabemos que por ter uma expectativa de vida menor que a mulher, o homem se cuida menos e está mais suscetível a doenças ou acidentes de trabalho.
De acordo com Ministério da Saúde, as enfermidades mais comuns do sexo masculino incluem câncer de próstata, testículos, cólon e pulmão, obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares.
Além desses riscos, manter a segurança e o padrão de vida influenciam na organização financeira familiar, então, ao contratar uma apólice você preserva seus familiares de passarem por dificuldades financeiras.
Acompanhe as dicas deste artigo para entender as vantagens de garantir o seguro de vida para homens e como isso pode ser essencial para o tratamento de doenças graves.
A importância de contratar um seguro
Entenda que todas as etapas da vida demandam planejamentos diferentes, pois, as necessidades precisam se adequar aos seus objetivos.
Com o seguro de vida não é diferente, questões como pagamento da faculdade, de uma dívida, juntar dinheiro na poupança ou quitar um apartamento podem fazer parte da sua meta.
Desse modo, o melhor jeito de proteger as pessoas que dependem da sua renda é a contratação de um seguro.
Aliás, como vimos no começo, não é só a proteção dos seus entes que deve entrar na avaliação de um seguro, mas também o tratamento de problemas de saúde mais graves que afetem a execução do trabalho.
Para homens, o principal problema é manter uma rotina saudável com alimentação balanceada, e mesmo assim ainda ocorrem eventualidades.
Por isso, o seguro também é uma forma de prevenir possíveis gastos com remédios, tratamentos e despesas médicas, quando necessárias.
Basicamente, o seguro funciona da mesma forma que o tradicional, porém, as suas coberturas adicionais permitem a indenização total no caso de diagnósticos graves comprovados.
A seguir, vamos explicar todas as coberturas importantes que com certeza vão fazer você pensar em pesquisar ou até contratar uma apólice hoje mesmo.
Coberturas de seguro importantes para homens
Qualquer um de nós está vulnerável quando o assunto é câncer. Apesar disso, devemos pensar na prevenção a longo prazo para nós e nossos dependentes.
Mas, você deve estar se perguntando: por que devo me preocupar com isso e como um seguro de vida pode me ajudar nesse caso?
A cobertura adicional pode cobrir o tratamento de câncer de pulmão, por exemplo, que atinge duas vezes mais homens do que mulheres e a maior parte dos casos diagnosticados está associada ao hábito de fumar.
Outro câncer acobertado é o de próstata, o segundo mais comum entre o sexo masculino, que requer cuidado e exames urológicos constantes.
Em todo Novembro Azul, as campanhas de incentivo e conscientização sobre essa enfermidade se intensificam, porém, isso deve ser uma responsabilidade constante.
Saiba que ao detectar o problema precocemente, através do exame de toque retal e dosagem de PSA, as chances de melhora aumentam consideravelmente com o tratamento.
Bom, outro problema que pode ser enquadrado na apólice é o câncer de testículos. Mesmo sendo raro é o que mais preocupa os que estão em idade reprodutiva, de 15 a 50 anos.
Além disso, problemas cardiovasculares também são um risco, mas o seguro tem indenização por problemas como infarto, AVC, arritmia e hipertensão arterial. A segurança de ter esse suporte ajuda muito no tratamento e na recuperação.
A seguir, vamos ver os pontos positivos de se ter um seguro para invalidez, quais são os tipos e como isso afeta na renda familiar.
Seguro de vida para homens: coberturas relacionadas ao trabalho
Primeiramente, queremos que você entenda que a invalidez se dá por situações incapacitantes, onde a pessoa não consegue desempenhar, ou exerce de forma limitada suas funções no trabalho.
A princípio existem 2 tipos de invalidez: total e parcial.
A total é uma situação irreversível, onde a pessoa não tem nenhuma capacidade de voltar a trabalhar. A parcial é onde existe a possibilidade de desempenhar, mesmo com dificuldade, algumas atividades.
Contudo, qualquer cobertura por invalidez só pode ser requisitada com duas condições:
- o segurado deve buscar tratamentos médicos recomendados;
- ter o diagnóstico confirmado por uma autoridade médica responsável.
Assim, com a constatação da invalidez, o dinheiro é liberado e o contratante pode seguir com parte da renda garantida.
Vale lembrar que a porcentagem de pagamento do capital varia, dependendo da utilização dos membros no trabalho e da sua importância na execução de tarefas essenciais.
Por exemplo, caso você perca a visão de um olho, apenas parte da indenização será paga, já que é considerada uma lesão parcial e você ainda tem condições de trabalhar.
Para um pagamento de 100% do valor, os casos normalmente incluem perda total da visão dos olhos, dos membros superiores, dos membros inferiores ou até alienação mental incurável.
Como todo contrato, existem exceções que o seguro pode não cobrir. Por essa razão, é recomendado verificar todas as cláusulas do contrato e se alguma cobertura está ou não inclusa.
Então, vimos que ter um seguro de vida para homem é muito importante para evitar o desgaste emocional e financeiro, ainda mais quando temos algum dos problemas citados.
Lembre-se que mesmo com as avaliações de rotina e o autocuidado, todos estamos suscetíveis a problemas.
Compartilhe este artigo nas redes sociais com seus amigos e familiares, e, caso tenha dúvidas, entre em contato e fale com um de nossos consultores.