Durante o isolamento social causado pelo novo coronavírus não precisamos nos locomover tanto, muito menos de carro. Mas, o seguro auto é ainda uma forma de manter a segurança do seu automóvel e evitar prejuízos.
Entenda que os riscos ainda existem com o carro parado. Por isso, uma opção é contratar um seguro com cobertura menor.
A seguir, vamos ver o porquê de contratar ou renovar o seu seguro de auto e as principais vantagens das suas coberturas, que ajudam nos momentos mais inesperados e que com certeza trazem mais segurança financeira.
Benefícios do seguro auto no isolamento social
Uma das principais vantagens de manter a apólice vigente é a assistência 24 horas. E você sabia que ficar muito tempo com o carro parado pode causar diversos problemas?
A bateria pode acabar devido ao alarme ligado, a gasolina seca pode desencadear problemas nas válvulas, ou, o óleo desgastado pode travar as pinças de frenagem.
Pois é, são tantos contratempos que a melhor solução é chamar a assistência para não ficar no prejuízo
Ademais, outro benefício é a cobertura contra roubo e furto, que pode ocorrer em qualquer momento do dia e ninguém está livre disso, infelizmente.
Para quem mora em casa ou em apartamento e precisa deixar o carro fora, o perigo é ainda maior, mesmo quando o veículo possui alarme.
Veja só, em São Paulo, o índice de roubo e furto de veículos durante a quarentena aumentou em 14,5%.
E se houver uma colisão? A queda de algum objeto sobre o veículo? Ou, até mesmo, ocorrer um incêndio ou explosão? E quando os danos são causados por terceiros?
Tudo isso são questionamentos que você deve levar em consideração para analisar a necessidade de se contratar um seguro, já que colisão e danos estão nas coberturas básicas.
Outro motivo para continuar com seu seguro é a sua saúde, ou seja, no seu carro você não entra em contato com tantas pessoas quanto em um ônibus ou metrô, o que ajuda a evitar qualquer tipo de contaminação.
Com o carro protegido, você se mantém resguardado e ainda evita gastos desnecessários enquanto usa.
Devido a baixa utilização dos carros, muitas seguradoras recorrem aos descontos para renovação do contrato, o que é vantajoso para manter e obter benefícios.
Caso as coberturas básicas não atendam às suas necessidades, aqui estão algumas que têm garantia de indenização:
- Acessórios – aparelhos de som, imagem e comunicação, originais de fábrica ou não, instalados em caráter permanente no seu carro, como rádio, DVD, etc.
- Blindagem – Contrato para riscos contra blindagem, de fábrica ou não.
- Vidros – Reparo ou reposição dos vidros laterais, traseiro e pára-brisa, em caso de quebra, trinca ou qualquer dano.
- Kit Gás – Protege contra danos causados ao equipamento decorrentes de eventos causados por colisão, incêndio ou roubo.
- Carro reserva.
Além disso, o seguro auto não protege apenas o automóvel, dependendo da seguradora, pode existir o adicional de assistência residencial, que inclui reparos de eletrodomésticos, serviços emergenciais na residência, remoção médica e chaveiro.
Com as pessoas fazendo home office e ficando mais tempo em casa, é conveniente ter coberturas adicionais para cobrir serviços de reparos e instalação.
Outro ponto positivo da assistência residencial vinculada ao seu seguro auto é a variedade de complementos, como: limpeza, faxina, segurança e vigilância, despesas de lavanderia, indicação de profissionais e cobertura provisória de telhas.
Por isso, é importante ver todas as opções ofertadas pela seguradora, assim você seleciona as coberturas mais adequadas ao seu carro e residência.
O impacto da pandemia
Com a pandemia, a procura por seguros mais baratos foi grande, o que obrigou a maioria das seguradoras a flexibilizar valores, adaptando os serviços que o cliente desejava manter.
Mesmo assim, a expectativa do mercado é que a venda dos seguros para automóveis aumentem, tanto pela segurança para evitar o contágio do coronavírus em relação ao transporte público, quanto pelo retorno das vendas de carros.
De acordo com a Fenabrave, a venda de carros de setembro para outubro de 2020 aumentou em 3,5%, aquecendo também a venda de carros seminovos.
Da mesma forma, é esperado que o movimento de carros volte ao normal em algum momento, trazendo de volta riscos de acidentes e colisão.
Por fim, a dica é: verifique com seu consultor a opção mais personalizada possível para manter sua apólice vigente e evitar qualquer dor de cabeça envolvendo seu carro.
Gostou de ficar sabendo como um seguro auto é importante?
Então, acompanhe nosso blog, visite nosso site e redes sociais, vamos te ajudar com qualquer dúvida sobre seguro auto.
Estamos à disposição para mostrar todas as novidades do mercado, além de oferecer as melhores soluções em seguros para cada momento da sua vida.