Nós da Show queremos te falar que ter dúvidas sobre planos de saúde é comum. Seja na primeira contratação ou na hora da renovação, as mudanças de cenário influenciam em algumas questões dos planos.
Ter um plano de saúde é algo que as pessoas já reconhecem a importância e por isso estão atentas para buscar as melhores opções e valores que protejam a sua saúde e da família.
Pois bem, a seguir, você vai conhecer e acabar com as principais dúvidas sobre planos de saúde.
Dúvidas frequentes sobre os planos de saúde
Ao pesquisar planos de saúde sempre temos dúvidas que muitas vezes não são esclarecidas em uma rápida pesquisa, ainda mais agora que estamos em tempos de pandemia.
Mas, será que os planos cobrem medicamentos? Será que cobrem tratamento para coronavírus? Como devo declarar o plano de saúde no Imposto de Renda? Viu só, quantas dúvidas pertinentes, mas calma!
Aqui, vamos responder as 10 principais dúvidas que aparecem para nós durante uma contratação:
1. Qual a diferença entre plano e seguro saúde?
Ambos são tipos de planos de saúde, mas diferem em relação à forma de oferta dos serviços.
Enquanto o plano de saúde oferece serviços através de rede assistencial própria ou contratada, o seguro saúde garante a cobertura em regra de reembolso ou por rede referenciada.
Ou seja, no plano de saúde você não paga a consulta mediante apresentação do cartão do plano, e no seguro, você paga na hora mas recebe o reembolso depois.
2. Quais são as coberturas básicas dos planos de saúde?
A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) define uma lista de consultas, exames e tratamentos que os planos são obrigados a oferecer, conforme cada tipo.
Aliás, existem 3 tipos de coberturas: ambulatorial, hospitalar e plano de referência. Quanto mais opções de utilização, mais cara é a mensalidade.
Para a escolha do tipo recomendamos uma avaliação das necessidades, levando em consideração questões como idade, hábitos, histórico de saúde e predisposições.
Além disso, a ANS criou um formulário para verificar se o procedimento que você quer fazer está ou não na cobertura mínima que é obrigatória, confira aqui.
3. Qual a diferença entre plano individual e familiar?
A única diferença entre o plano individual e o familiar é que o primeiro não permite a inclusão de dependentes.
Por isso, quem pretende proteger a família e colocá-la como dependente, contratar um plano familiar é o ideal.
Inclusive, só existe um responsável pelo contrato e pelos dependentes no plano familiar, e as operadoras exigem um vínculo entre os contratantes (ser cônjuge, parente, filhos).
4. O que é plano coletivo empresarial?
É um plano contratado por pessoa jurídica, com o objetivo de prestar assistência à saúde dos funcionários da empresa contratante, graças ao vínculo empregatício.
Basicamente, isso se dá por uma uma empresa, conselho, sindicato ou associação que contrata os serviços e oferece o plano aos funcionários, podendo adicionar dependentes.
5. Qual é a abrangência da rede credenciada do plano?
É importante o beneficiário verificar a área de cobertura do plano, que pode ser regional ou nacional.
Caso o plano seja regional, o atendimento é garantido para a área prevista no contrato, enquanto o nacional garante o atendimento em todo o país.
A recomendação para quem não viaja muito é contratar o serviço regional, afinal, é mais barato que o nacional.
6. O que é tempo de carência?
É uma das perguntas mais frequentes para qualquer plano ou seguro. Carência é o período entre a assinatura do contrato e o início da prestação de serviços.
Esse tempo varia de acordo com o plano, mas também possui regulamentação pela ANS. Na maioria dos casos, os beneficiários precisam esperar 180 dias para usar os serviços.
7. Se eu fizer portabilidade de empresa, tenho que cumprir carência?
Não. Na solicitação de portabilidade, basta juntar os documentos necessários e comprovantes de pagamento dos últimos meses para provar que está em dia, e já poder utilizar os serviços da nova operadora.
8. O plano de saúde cobre medicamentos e despesas farmacêuticas?
De acordo com a ANS, existem vários medicamentos específicos que devem cobertos pelos contratos, são alguns casos de:
- Substâncias administradas durante internações hospitalares, inclusive em cirurgias e no período pós-operatório;
- Tratamento ambulatorial de câncer (quimioterapia);
- Uso domiciliar de medicamentos orais para o tratamento de câncer.
As outras situações estão na lista divulgada do Rol da ANS. Ela passa por atualização a cada dois anos, por isso, é sempre bom prestar atenção nas mudanças.
Outra vantagem é que pode haver uma parceria da operadora com uma rede de farmácias credenciadas, e resultar em descontos no produto ou até abatimento total do valor em medicamentos.
Mesmo assim, recomendamos uma pesquisa de medicamentos usados com frequência, já que muitas drogarias fazem promoções.
9. Os planos de saúde cobrem medicamentos e complicações do coronavírus?
Sim. Segundo a ANS, cada operadora de plano de saúde definiu o melhor fluxo para atendimento dos seus beneficiários.
Sendo assim, exames para identificação do coronavírus, como o RT-PCR, estão inclusos na cobertura obrigatória dos beneficiários de plano de saúde ambulatorial, hospitalar ou referência.
Vale falar que o exame só pode ser feito conforme indicação médica, que avalia o caso como suspeito ou provável de COVID-19.
Os planos também são obrigados a cobrir consultas, internações, terapias e exames no tratamento de problemas causados pela doença. Isso, caso estejam incluídos na segmentação assistencial do seu plano.
10. Gastos com saúde são dedutíveis do Imposto de Renda?
Sim. As despesas com plano de saúde ao fazer a declaração do Imposto de Renda são dedutíveis, tanto para o abatimento dos beneficiários quanto para o dos dependentes.
Eventuais despesas com exames, internações e consultas estão incluídas nessa dedução.
Basta informar os valores no campo “Pagamentos Efetuados”, juntamente do CPF do profissional de saúde ou CNPJ da clínica.
Mas lembrando, as despesas devem ser comprovadas, então, guarde todos os recibos para evitar problemas com o leão.
E aí, conseguimos tirar todas as suas dúvidas? Afinal, é a sua saúde que está em pauta aqui e é importante conhecer tudo o que é oferecido pelo seu plano.
Outro conhecimento que pode mudar o seu jeito de viver é sobre o seguro de vida e todas as suas possibilidades, mas não se preocupe, aqui no nosso artigo disponibilizamos todas as informações para você, acesse e confira.