Se você quer garantir o contrato de seguro ideal para o seu bolso, deve saber escolher a corretora de seguros ideal para suas necessidades, ainda mais quando falamos sobre credibilidade, atendimento e apoio administrativo.
Antes de tudo, entenda que a corretora nada mais é que a intermediadora da negociação entre você, cliente, e a seguradora que oferece o seguro.
São tantas opções de corretoras no mercado que temos que separar o joio do trigo, e a pesquisa ainda é a melhor forma de conseguir informações, por isso, precisamos nos atentar a pontos fundamentais.
Pensando nisso, listamos 5 dicas para abrir sua mente e te ajudar a escolher a corretora ideal para o seu perfil e orçamento. Vem com a Show!
Como escolher a corretora de seguros ideal?
No momento que você decide que quer um seguro, de qualquer tipo, vem a dúvida: onde procurar?
A maioria das pessoas recorrem a indicações de parentes ou amigos, mas nem sempre o que deu certo para alguém pode ser vantajoso para você.
As corretoras são a melhor escolha para quem quer opções de serviços similares, já que atendem as seguradoras mais conhecidas do mercado.
Agora, na hora de entrar em contato e tirar todas as suas dúvidas, a empresa deve estar preparada para responder tudo com objetividade e clareza.
Seja como for, seguro de carro, de vida, residencial ou plano de saúde, você deve prestar bem atenção nestes 5 pontos na hora da contratação, são eles:
1. Avalie a credibilidade
A primeira coisa que você deve fazer é verificar se a corretora é certificada na SUSEP (Superintendência de Seguros Privados). Inclusive, ela só pode atuar se tiver essa autorização.
Esse órgão é responsável pelo controle e fiscalização do mercado de seguros, previdência privada aberta, capitalização e resseguro.
Além disso, é importante pesquisar a reputação da corretora e o tempo de atuação no mercado, visto que isso pode fazer a diferença no atendimento.
Vale também buscar referências em sites de reclamação, com amigos e até nas redes sociais. Todas as informações, boas ou ruins, devem ser analisadas.
2. Verifique o suporte ao consumidor
O suporte ao consumidor deve ser de fácil acesso e os consultores devem estar sempre disponíveis em caso de sinistro para tirar suas dúvidas, por isso, é importante se atentar ao atendimento que a empresa oferece.
A empresa deve ainda se mostrar confiável e seus funcionários prestativos, além de ter uma postura profissional e empática.
Você também precisa averiguar a velocidade de resposta na hora de acionar o seguro. Afinal, quando você precisar, eles devem ser rápidos para evitar maiores problemas.
Do mesmo modo, eles devem entender as suas necessidades e oferecer as melhores soluções.
Em relação aos documentos, a corretora deve dar total transparência de informações relacionadas às cláusulas do contrato, direitos e obrigações do segurado, apólice e às seguradoras analisadas.
3. Analise o custo-benefício do negócio
Claro que uma das dicas é analisar o custo-benefício do negócio a ser fechado, ainda mais quando falamos em proteção de bens.
Entretanto, os valores dependem de fatores como o tipo, a abrangência das coberturas e a existência de dependentes.
Neste momento, não se pode ter preguiça, é necessário pesquisar e pesar no bolso todas as opções com as coberturas inclusas.
E cuidado: ao mesmo tempo que você está buscando preços mais acessíveis, deve se atentar a propostas com preços muito altos ou muito baixos.
4. Opção de personalização da apólice
As combinações para seguros são inúmeras, existem várias coberturas disponíveis e vários tipos de seguros, dos mais simples aos mais complexos.
Por isso, antes de começar a pesquisar o seguro, indicamos criar uma lista de prioridades que devem ser protegidas. Isso vai auxiliar na hora de procurar as coberturas úteis.
Depois, peça ajuda à corretora para juntos buscarem um preço acessível referente às coberturas que vão te atender.
Ah! E mesmo depois de comprar o seguro você pode pesquisar novas coberturas e serviços, além de ver o que influencia no valor da apólice, como uma mudança de endereço para o seguro residencial.
5. Pondere os diferenciais
O mercado de corretoras é muito competitivo, então, os diferenciais de uma empresa podem ser decisivos na contratação de um seguro.
Aqui, a dica é verificar os diferenciais que se encaixam no seu dia a dia e que possam te ajudar em momentos críticos.
Eles podem incluir:
- Parceria com oficinas na contratação do seguro automóvel;
- Chaveiro 24 horas na contratação do seguro residencial;
- Assistência telefônica 24 horas com ligações gratuitas;
- E, auxílio jurídico.
Dessa forma, antes de contratar, verifique o que a empresa disponibiliza para analisar a necessidade desses serviços.
Dica bônus da Show: se for contratar mais de um seguro, busque fechar com uma corretora só. Desse modo, você só tem um ponto de contato para todos os seguros contratados e fica mais fácil pedir ajuda quando houver um sinistro.
Viu como muitas questões devem ser levadas em consideração?
Agora, com as nossas dicas, você vai ser capaz de escolher a corretora de seguros ideal e ainda ajudar os amigos e familiares.
A importância de escolher a corretora
Escolher a melhor corretora para as suas necessidades requer cuidado e paciência, além de muita pesquisa e análise, contudo, ter um seguro com uma corretora confiável, experiente e atenciosa não tem preço.
Portanto, seguindo nossas dicas você evita situações como atendimento falho, subjetividade de informações, preços absurdos e dúvidas mal esclarecidas.
A boa corretora saberá indicar opções mais vantajosas para você, orientando-o detalhadamente sobre coberturas, direitos e obrigações do segurado e tudo o que precisar.
Bem, se você quer uma empresa de confiança, com credibilidade e que dê atenção às suas necessidades, fale com um de nossos consultores, eles estão à disposição para te ajudar no que for preciso, inclusive fazendo cotações gratuitamente e orçamentos acessíveis.